IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA

04/05/2019

Conheça aqui algumas das vantagens!

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), ser saudável é mais que estar livre de infecções e doenças, ou seja, significa o estado completo de bem-estar físico, mental e social.

A partir desta informação, é possível compreender o porquê da necessidade de tantos profissionais para que a qualidade de vida seja garantida. Os fisioterapeutas, por exemplo, são fundamentais, mas será que as pessoas já se aperceberam verdadeiramente da importância da fisioterapia?

O que é a fisioterapia e para que serve?

A fisioterapia é uma área da Saúde que evoluiu bastante nos últimos anos e lida com doenças provenientes de traumas, alterações genéticas ou perturbações adquiridas. Basicamente, o objetivo é manter, preservar, desenvolver ou reabilitar a integridade das funções, sistemas ou órgãos.

Assim, a fisioterapia visa auxiliar o indivíduo quando o seu movimento e funções estão ameaçados devido a factores como lesões, doenças, distúrbios, envelhecimento e dores, entre outros. As disfunções dos movimentos corporais são tratadas com terapia manual, assim como alguns aparelhos específicos e recursos, como gelo e calor.

Em quais situações é importante procurar um fisioterapeuta?

Embora a figura do profissional fisioterapeuta esteja fortemente associada aos atletas, esse não é o único grupo que pode se beneficiar da fisioterapia. Sendo assim, existem várias situações em que o fisioterapeuta pode ser fundamental, algumas sem precisar sequer de encaminhamento médico prévio.

Como escolher o profissional?

É indispensável procurar alguém capacitado e especializado, pois isso será um factor decisivo para obter um bom tratamento. Conversar com outras pessoas que já foram pacientes do profissional em questão é também uma boa estratégia para tomar a decisão correta. Além disso, converse com o fisioterapeuta e, se possível, visite o ambiente de trabalho onde ele ou ela trabalha.

A importância da fisioterapia para a qualidade de vida não deixa dúvidas! Afinal, os profissionais da área contribuem consideravelmente para o bem-estar dos pacientes por meio de intervenções não farmacológicas e que melhoram dores, postura, doenças e outras limitações físicas.

IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA