15 DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

27/07/2019

Sugestões da FisioKorpus para o seu Verão!

Se quer perder peso de forma definitiva, o melhor é deixar de pensar em dietas milagrosas e mudar os seus hábitos alimentares. Assim, poderá comer de forma saudável todos os dias e não viverá com a frustração de não poder sair para ir jantar fora. Mas, é claro, precisa de trocar o ‘chip’, porque há coisas que adoramos comer (e beber) e que têm muita gordura, por isso terá de substituí-las e tudo isso exige esforço!

1) Para começar, é preciso perceber que é preciso comer alimentos que se adaptem ao seu estilo de vida e ao seu gasto de energia. Por exemplo, quanto mais desporto praticar, mais alimentos o seu organismo exigirá, por isso a atividade física diária é a sua melhor aliada.

2) Coma com calma! Sabia que o organismo necessita de 15 a 30 minutos para assimilar a sensação de saciedade? Assim, quando nos deixamos levar pela fome acabamos sempre por comer mais. Se lhe custa controlar-se, faça alguma coisa enquanto come, como ver televisão, falar ou outra actividade qualquer. E pare de comer quando começar a sentir-se cheia! Não há problema em pedir para levar o resto que ficou na travessa ou em guardá-lo no ‘tupperware’ para comer mais tarde.

3) Respeite as refeições e os horários, comer cinco a seis vezes em pequenas quantidades é bom, favorece a assimilação dos alimentos e promove uma boa digestão.

4) Se for caseira, melhor! Já sabe que tanto a comida preparada como os batidos ou sumos que compra têm mais conservantes e calorias do que aqueles que pode preparar em casa com alimentos frescos do mercado. Tente comer mais em casa ou prepare a comida em casa e leve-a consigo, em vez de comprar algo à última da hora quando lhe dá a fome.

5) Cozinhe de forma saudável, isto é, cozido, assado, grelhado ou cozido ao vapor. E, cuidado com o sal! É sempre melhor usar ervas aromáticas e especiarias. Por outro lado, se abrir latas de atum, salmão ou sardinhas, escorra o óleo.

6) Não precisa de eliminar o pão do pequeno-almoço (ou da sua vida). Se adora torradas, controle apenas a quantidade de pão e o acompanhamento. O chocolate, a manteiga ou o queijo creme são muito calóricos, por isso prefira antes tomate natural e óleo ou azeite, queijo fresco e peru, doces ou compotas sem açúcar

7) Reduza o seu consumo de álcool e substitua a cervejas e o vinho tinto por cidra (que é mais digerível e menos calórica) ou por limonadas naturais com sabores, que são deliciosas e não engordam nada. Os chás gelados também são uma alternativa.

8) Cuidado com os cereais, sobretudo se são açucarados! Evite-os e prefira os cereais de aveia com frutas para o pequeno-almoço ou lanche. Meça bem a quantidade, porque saciam muito. Para o pequeno-almoço, pode comer uma tigela de tamanho médio, mas para o lanche basta uma taça pequena.

9) Sim aos iogurtes e aos batidos e sumos naturais, a meio da manhã ou a meio da tarde para saciar a fome. Mas, atenção, que sejam naturais. Se os fizer em casa, ótimo, mas, se os pedir num estabelecimento, que sejam com fruta natura e nada de ‘pré-fabricados’ nem com açúcar adicionado!

10) Não às bolachas e produtos de pastelaria industrial, por sistema, o que não quer dizer que, de vez em quando, não possa comer um palmier ou um queque de chocolate, por exemplo, ao pequeno-almoço ou ao lanche.

11) Coma a carne grelhada ou assada com legumes ou saladas e sentir-se-á mais leve. Escolha as peças de carne de vaca ou de porco com menos gordura, como a carne da vazia ou do lombo, lombo e peito de frango e peru e se quiser fazer um frango no forno, asse-o sem pele.

12) Quanto ao peixe, qualquer que escolher terá bons efeitos na sua saúde, mas nada, nada, nada de molhos, nem maionese, nem sequer nas saladas. Tempere sempre com vinagre e óleo ou azeite e combine com tomate fresco, frutos secos e frutos vermelhos, por exemplo.

13) Menos massas e mais arroz, como acompanhamento ou prato principal. Se o cozinhar sem gordura é muito saudável e sacia muito.

14) Coma fruta, nas saladas e entre as refeições, mas, quando beber um sumo, tenha em conta que os sumos de legumes contêm apenas metade das calorias dos sumos de fruta, pois não têm tanto açúcar.

15) Nada de ‘fast food’! Se quiser comer uma pizza ou um hambúrguer ou um cachorro, o melhor é fazê-lo em casa, em versão ‘light’.

 

15 DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL