10 DICAS PARA PERDER PESO

04/08/2017

Sugestões da Prosperitas para uma nutrição saudável

Perder peso não é fácil e fazer dieta muito menos. Aliás, fazer dieta tem vários inconvenientes, uma dos mais frequentes sendo a tristeza de ter de cortar com alimentos que gostamos, o que nos faz ficar mais ansiosos e tensos. Além disso, há muitos que, mesmo fazendo dieta durante algum tempo, acabam por desistir e voltar aos velhos hábitos.

Ciente disso, o Site Oficial da Prosperitas sugere pequenas mudanças de hábitos simples que podem produzir eficazes e duradouras quando falamos de corpo saudável e em forma:

Não sair de casa em jejum: Comece o dia com um bom e equilibrado pequeno-almoço e o seu corpo irá agradecê-lo por isso! Todas as refeições são importantes, mas começar o dia comendo bem ajuda a acelerar o metabolismo e a ter mais energia durante o dia.

Coma alimentos que gosta: Quanto a este assunto, há que ter em mente que, se escolhermos uma dieta apenas com alimentos que não gostamos, como vamos conseguir mantê-la? O segredo é escolher alimentos que gostamos e não cortar completamente aqueles que são ‘proibidos’.

Evitar bebidas industrializadas: Prefira água e chás sem açúcar que irá sentir uma diferença muito rápida na balança. Sobre este assunto, vale a pena recordar um estudo que durou quase vinte anos, abrangendo cerca de 750 pessoas, que mostrou que aqueles que tinham o hábito de beber refrigerante e outras bebidas industrializadas carregadas de açúcar, tinham 70% a mais cintura do que aqueles que não consumiam regularmente essas bebidas.

Coma várias pequenas porções ao longo do dia: Comer também é um ato psicológico, que envolve sentimentos e outras questões que vão além do estômago. Quando falamos em perder peso, é importante manter o corpo sempre ativo, comendo em intervalos e porções menores, e, melhor ainda, ajuda a evitar a gula.

Escolha alimentos mais proteicos e ricos em fibras: Fibras e proteínas ajudam a manter a sensação de ‘barriga cheia’ por mais tempo, ajudando a evitar a gula e refeições com excesso de comida.

Não espere até estar faminto para comer: A hora certa para comer é quando o seu corpo pede. Aprenda a ouvi-lo para entender os sinais de fome. Planeie refeições, coma alimentos saudáveis, não passe fome e, de preferência, não crie restrições alimentares. Assim, a perda de peso pode até ser mais lenta, mas será mais saudável e duradoura.

Leve a sua marmita para o trabalho: Almoçar em ‘self-services’ ou restaurantes de ‘fast food’ costuma ser a escolha da maioria das pessoas para economizar tempo, porém essas escolhas têm um efeito negativo na perda de peso. Se a ideia é manter hábitos saudáveis, o melhor a fazer é preparar sua comida e levá-la para almoçar, algo que também irá permitir economizar dinheiro.

Prefira alimentos naturais e minimamente processados: Uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, azeite, cereais integrais, peixes e oleaginosas é a mais indicada. Alimentos ‘in natura’ são ricos em antioxidantes e muitos nutrientes que ajudam a manter o metabolismo em equilíbrio e a reduzir o risco de várias doenças.

Evite fazer refeições líquidas: Substituir refeições por ‘shakes’, ‘smoothies’ e outras vitaminas pode até acelerar a perda de peso, mas estas opções não não devem substituir as principais refeições.

Uma boa noite de sono ajuda na perda de peso: Um estudo recente afirmou que o cérebro cansado, privado de sono, tende a desejar alimentos gordurosos, calóricos e ‘junk foods’. Ou seja, nosso centro de recompensa do cérebro ativa desejos e vontades não muito saudáveis quando privamos o corpo do sono. Então, durma bem para ficar em forma!

10 DICAS PARA PERDER PESO