A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NO TREINO

12/08/2017

Bons conselhos da Fitness Madeira para os nossos clientes

Na busca de um corpo com mais massa muscular, mais saúde e mais qualidade, a tendência é a de dar especial atenção ao consumo de proteínas, hidratos de carbono, gorduras boas, suplementos e outros nutrientes. Mas, normalmente, esquecemos uma das substâncias fundamentais nesse processo, que é a água.

Por isso, é importante recordar que, aproximadamente, sessenta por cento do corpo feminino e sessenta e cinco por cento do corpo masculino é constituído de água, assim como cerca de setenta e cinco por cento do peso de um músculo, que também é composto por água. Já o sangue, por sua vez, contém cerca de noventa e cinco por cento de água, enquanto a gordura corporal apenas catorze por cento e o tecido ósseo apenas vinte e dois por cento.

Baseados apenas nestes dados, já podemos concluir o enorme efeito negativo no volume muscular que um estado pobre de hidratação ou até de desidratação pode provocar. Sobre este assunto, podemos ainda referir o seguinte:

  • Uma desidratação de apenas 1,5% já resulta em perda de força muscular
  • Quando sentimos a sensação de sede, o nosso corpo já está desidratado em cerca de dois por cento
  • A desidratação favorece um estado de quebra muscular, ao invés da construção muscular
  • A desidratação afeta a nossa digestão, dificultando a absorção dos macro e dos micronutrientes ingeridos

Por outras palavras, uma pequena falta de hidratação pode prejudicar praticamente todos os processos que levam à construção muscular, desde a absorção dos nutrientes até à recuperação muscular.

Dito isso, é claro que o hábito de tomar a quantidade necessária água é uma das rotinas mais difíceis de iniciar em quem não tem esse costume. Em comparação, comer de três em três horas ou tomar suplementos entre quatro a cinco vezes ao dia parece muito mais fácil do que se lembrar de hidratar.

Por isso, o ideal é impor uma rotina, como, por exemplo, ter sempre uma garrafinha cheia de água por perto e durante o dia, ir tomando, enchendo novamente e tomando, até atingir a quantidade necessária do dia, que é cerca de dois a três litros.

Já nos dias de treino, devemos incluir tomar cerca de 600 mililitros meia hora antes do treno e trezentos mililitros a cada quinze minutos de treino, assim como mais um litro na hora a seguir ao treino. Sem dúvida, beber água é fundamental para manter o corpo saudável e funcionando da maneira correta!

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NO TREINO