A Terapia da Fala é um dos serviços providenciados pela FisioKorpus. Estas consultas, que são orientadas pela Drª Ana Barros, são uma maneira importante e eficaz para fazer frente a um número de questões relacionadas com a comunicação e com a própria alimentação.
O Site Oficial do Grupo Prosperitas teve uma breve conversa com a Drª Ana Barros sobre esse serviços, da qual resultaram respostas e esclarecimentos que podem ajudar a perceber melhor o que é a Terapia da Fala e a que é que a terapia se destina. Aqui deixamos o registo do diálogo mantido:
Qual a importância da Terapia da Fala?
O Terapeuta da Fala exerce a sua atividade junto de indivíduos, famílias, grupos e público em geral, através de um vasto elenco de atividades profissionais. A prática da Terapia da Fala implica atuar no âmbito da prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento, intervenção e seguimento de utentes com perturbações de:
O Terapeuta da Fala é responsável por todas essas áreas de intervenção, mas é necessário ter em atenção que esta área da saúde pode ter de ser complementada com outras, nomeadamente, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Ortodontia, Otorrinolaringologia, Audiologia, entre outras, até por professores e educadores. Para se obterem os melhores resultados de cada caso é necessário que o terapeuta trabalhe em equipa e coordene os seus objetivos com outros profissionais e com a família do paciente em questão.
Para que escalões etários é que esta terapia mais se recomenda?
A idade não deve ser o fator determinante para procurar ou não um Terapeuta da Fala, mas sim as dificuldades que a criança ou adulto possam apresentar. Com isto, quero eu desmistificar a ideia de que a Terapia da Fala é somente útil/válida para crianças, ainda que seja a população massiva que intervimos. Na verdade, a Terapia da Fala tem uma larga abrangência de atuação: desde a neonatologia até à geriatria.
Só existe um tipo de Terapia da Fala ou existem vários?
A Terapia da Fala trata-se de uma área da saúde em que a fala é apenas uma pequena parte da extensão da sua intervenção. Se há uns anos o desconhecimento da população era evidente relativamente à intervenção de um Terapeuta da Fala, presentemente, a pluralidade das áreas de intervenção deste profissional começa a ganhar um destaque e um conhecimento alargado na comunidade. Um Terapeuta da Fala pode intervir ao nível da avaliação, intervenção e estudo científico de áreas tão díspares como a linguagem oral e escrita, a fala, a voz, a comunicação não verbal ou a deglutição.
Este é um serviço que só pode ser prestado numa clínica ou pode ser realizado ao domicílio?
As sessões de Terapia da Fala podem ser realizadas em diferentes locais, sendo que normalmente são efetuadas em clínicas. No entanto, também podem ser realizadas ao domicílio, o que só acarreta vantagens. Neste tipo de intervenção é possível verificar as verdadeiras dificuldades de comunicação dos pacientes no seu dia-a-dia e assim, reajustar estratégias e objetivos de intervenção. Também a maior proximidade com os cuidadores e familiares torna mais simples colocar em prática diferentes estratégias adequadas à dinâmica familiar. Nos adultos e idosos com pouca locomoção, a Terapia da Fala ao domicílio tem a vantagem de evitar a deslocação dos pacientes, fazendo com que seja possível iniciar de imediato o tratamento.
O que é que a levou a seguir esta área?
Desde cedo que sempre fui uma pessoa comunicativa e sensível às patologias com as quais interatuava pelo que a área que quis seguir teria de implicar o contacto com a população mas, o factor determinante para a escolha desta área prendeu-se com o facto de ter uma irmã com surdez e de ambicionar ajudá-la mais.
Que mensagem gostaria de deixar às pessoas que estão a ler esta breve entrevista?
Gostaria que as pessoas que estão a ler esta mensagem percebessem que a atuação do Terapeuta da Fala vai muito além da Fala e que abrange todas as faixas etárias. Além disso, friso que esta terapia deve ser iniciada o mais precocemente possível a fim de se obter resultados melhores. Para tal, é necessário que o terapeuta da fala trabalhe em equipa, coordenando os seus objetivos com outros profissionais de saúde, com a família e com o paciente em questão.
Para terminar, queria fazer um apelo a todas as pessoas que tenham dúvidas em relação a esta área, que contactem a clínica Fisiokorpus para que as possam esclarecer ou fazer a sua marcação.